Projetos de Especialidades

Projetos de Especialides de Engenharia

Os nossos serviços

Especialidades que oferecemos

Arquitetura

Engenharia Civil

Engenharia Mecânica

Engenharia Eletrotécnica

Certificação Energética de Edifícios

Consultoria
Projetos de Especialidades

Tipo de Projetos de Especialidades

Os projetos de especialidades são desenvolvidos, na sua maioria, por engenheiros com formação específica em cada uma das áreas dos projetos.

O projetista baseia-se em cálculos, representações gráficas e medidas para encontrar a melhor solução que irá otimizar o desempenho das componentes técnicas do edifício.

Os nossos projetos são desenvolvidos em conformidade com as normas e regulamentos vigentes e com o máximo rigor.

Projetos de Estabilidade

Os projetos de estabilidade são desenvolvidos por um engenheiro civil quando há a intenção de construir um edifício novo ou reabilitar alguma estrutura existente.

O projeto é composto por documentos e desenhos que devem então ser entregues à respetiva Câmara Municipal para licenciamento da construção.

Através do estudo realizado pelo engenheiro, determina-se o tipo de sistema construtivo mais adequado a determinada estrutura da construção, consoante o projeto arquitetónico previamente definido.

Quando falamos em sistema construtivo, referimo-nos também aos recursos e aos materiais com os quais a estrutura do edifício será criada, como betão armado, aço ou madeira.

É feito um estudo de comportamento minucioso, de modo a determinar a capacidade destes elementos em termos de sustentação e resistência, inclusive a ocorrências naturais, como sismos.

Além destes recursos, o engenheiro civil também define a melhor forma de distribuição dos pilares, vigas, lajes, bem como a quantidade dos materiais a serem utilizados.

O projeto final de estabilidade apresenta peças escritas e desenhadas, nas quais se encontram:

  • Planta de implantação
  • Planta de fundações
  • Planta de cada piso, planta de cobertura
  • Dois ou mais cortes e pormenores construtivos
  • Memória descritiva
  • Mapa de quantidades
  • Estimativa orçamental
  • Condições gerais
  • Condições técnicas especiais
  • Termos de responsabilidade

Projetos de redes prediais De Águas

As redes prediais de abastecimento de águas são fundamentais para a nossa qualidade de vida e viabilidade das atividades do dia a dia, bem como necessidades básicas.

Assim, estes projetos são imprescindíveis para a construção de um edifício.

Elaborados por um engenheiro civil com especialização em hidráulica, o projeto é composto por documentos desenhados e escritos, e que devem ser entregues à respetiva Câmara Municipal para licenciamento.

Ainda, o projeto de redes prediais de águas será determinante na escolha do tipo de sistema construtivo mais adequado à construção, consoante o projeto de arquitetura.

Sobre o sistema construtivo, o engenheiro pode determinar o uso de tubagem multicamadas, aço inox, ferro fundindo, ou outro material que garanta durabilidade à rede de águas.

Durante o desenvolvimento do projeto são considerados os pontos de água essenciais a uma construção, como lavatórios, duches, piscinas, lava-loiças e máquinas de lavar roupa.

Os projetos de redes prediais de águas por nós elaborados visam atender às necessidades específicas de cada tipo de edificação, garantindo boas condições de abastecimento para suprir as necessidades quotidianas.

Elaborado por um engenheiro civil com especialização hidráulica, o projeto de redes prediais de esgotos é composto por um conjunto de documentos desenhados e escritos que devem ser entregues à respetiva Câmara Municipal para licenciamento da construção de um edifício novo ou reabilitação de uma rede de esgotos já existente.

Projetos de redes prediais De Esgotos

Durante o desenvolvimento, são projetadas as redes de tubagens e acessórios para águas pluviais e esgotos, assim como o cálculo dos diâmetros necessários ao bom escoamento dos fluidos.

Através deste estudo, o engenheiro responsável determina o melhor sistema construtivo a ser utilizado na rede de esgotos, bem como os melhores materiais e recursos que garantem a durabilidade e a funcionalidade do sistema.

Pode-se determinar o uso de tubagem em PVC, por exemplo, ou outro que garanta a resistência da rede ao longo do tempo.

O engenheiro utiliza o projeto de arquitetura como guia para conhecer os pontos a drenar, lavatórios, duches, piscinas, lava-loiças, entre outros, e projetar as inclinações das tubagens e diâmetros que garantem o bom escoamento da rede, sem risco de entupimento, de modo a prevenir inundações.

Projetos de redes prediais De Gás

O projeto de redes prediais de gás consiste no estudo da utilização direta do gás em cozinhas e para o aquecimento de água em edificações residenciais, comerciais e industriais.

Um engenheiro civil especializado será responsável por elaborar o projeto, que é composto por documentos e desenhos a serem entregues na Câmara Municipal para licenciamento.

O projeto de redes prediais de gás define os critérios e o dimensionamento de uma rede de gás, considerando condições técnicas, procedimento de construção, montagem e inspeções necessárias ao abastecimento.

O projetista baseia-se nas necessidades do cliente e também no projeto de arquitetura pré-definido. No seu estudo, analisa a disponibilidade de gás na região em que se localiza o edifício, o dimensionamento da tubagem, define os pontos de medição e consumo, e o outros aspetos que garantem facilidade na manutenção e segurança aos moradores.

O projeto com o detalhamento do sistema é realizado em conformidade com as normas vigentes, assegurando a segurança e bem-estar dos utilizadores, bem como a durabilidade de toda a rede de abastecimento de gás.

O projeto de comportamento térmico é desenvolvido por um engenheiro civil ou arquiteto, sendo composto por documentos e desenhos que devem ser entregues à Câmara Municipal para licenciamento da construção.

Projeto de comportamento térmico

O projetista realiza um estudo minucioso de modo a determinar, por exemplo, o tipo de isolamento térmico a ser utilizado nas paredes internas e externas do edifício, sempre em conformidade com o que foi previamente estabelecido no projeto de arquitetura.

Além disto, para garantir conforto térmico, são analisados aspetos como a orientação e a dimensão das paredes e das janelas, a exposição ao sol, de modo a encontrar as melhores soluções em sistemas de aquecimento e arrefecimento para que os ambientes fiquem agradáveis durante todo o ano.

A eficiência energética do edifício também passa pelo projeto de comportamento térmico, com o objetivo de reduzir o consumo exagerado, de forma a que toda a construção seja mais sustentável.

Os nossos projetos asseguram o uso do isolamento e sistemas de aquecimento e arrefecimento adequados, possibilitando poupanças energéticas significativas.

Projeto acústico

Assim como os outros projetos, o acústico também é composto por documentos e desenhos elaborados por um engenheiro civil ou arquiteto, e devem ser entregues à respetiva Câmara Municipal para licenciamento.

Um dos aspetos a serem determinados pelo projeto acústico é o tipo de isolamento acústico a ser utilizado nas paredes internas e externas de um edifício.

O objetivo principal é que a construção tenha uma boa performance acústica, oferecendo um bom nível de conforto aos moradores e também respeitando os mínimos legais.

Durante a elaboração do projeto, o arquiteto ou engenheiro civil considera a finalidade dos espaços e a sua relação com o ambiente externo e o nível de ruído.

Assim, é possível determinar as soluções mais adequadas para cada ambiente, possibilitando uma melhor integração do edifício com o meio em que está inserido.

Uma construção com o isolamento acústico adequado promove saúde, conforto e bem-estar aos moradores.

Projetos De Eletricidade

Os projetos de eletricidade são desenvolvidos por engenheiros especializados em elétrica e apresentam uma descrição detalhada dos sistemas e instalações elétricas que serão projetados no edifício.

Após o estudo e análise por parte do engenheiro, são determinados os pontos de utilização de energia elétrica, o trajeto dos condutores e eletrodutos, a divisão dos circuitos, o dimensionamento dos condutores, a carga suportada por cada circuito, entre outros aspetos do sistema elétrico.

Todo o processo é feito com o máximo rigor, visando atender às necessidades do cliente com a escolha dos melhores elementos e constituintes das instalações elétricas que viabilizem o fornecimento de energia elétrica a todos os pontos do edifício, de forma segura e eficaz.

Os nossos projetos de eletricidade são desenvolvidos em conformidade com a legislação vigente, assegurando eficiência energética e evitando o consumo excessivo que resulta num custo elevado na fatura de energia ao consumidor.

Projetos De ITED

Os projetos de ITED – Infraestruturas de Telecomunicações em Edifícios são elaborados por engenheiros especializados e compostos por documentos e desenhos das estruturas a serem desenvolvidas no edifício, devendo antes serem entregues na Câmara Municipal para licenciamento.

O objetivo é definir as melhores soluções de telecomunicações para o edifício, com base nas necessidades e necessidades do dono da obra e o fim a que o edifício se destina.

O projeto de ITED é desenvolvido em conformidade com o projeto de arquitetura e define o melhor tipo de rede a aplicar, as tubagens, cabos, materiais, dispositivos e os equipamentos mais adequados à construção.

O projeto de telecomunicações em edifícios e respetivas ligações às redes públicas de telecomunicações é regulamentado pelo Decreto-Lei n.º 59/2000, de 19 de abril, estando tecnicamente apoiado no Manual ITED e nos procedimentos associados, editados pela ANACOM.

Projeto de arranjos exteriores

Os projetos de arranjos exteriores são desenvolvidos por arquitetos e têm como objetivo trabalhar a estética e a funcionalidade do exterior de um edifício.

Para isto, são analisadas as possibilidades de criação de espaços verdes e jardins, as áreas a serem pavimentadas e os tipos de pavimentos a utilizar, e outros elementos naturais como pedras, plantas e árvores que proporcionem apelo estético à construção.

O projeto é elaborado tendo em conta o tipo de terreno do local, tipografia e outros aspetos que influenciam os arranjos paisagísticos, proporcionando um resultado único e em conformidade com as preferências do dono da obra.

Projeto/ficha de segurança contra incêndio em edifícios

A ficha de segurança contra incêndio em edifícios consiste num termo de responsabilidade assinado por um técnico qualificado, e que determina as condições mínimas de segurança que devem ser respeitadas num projeto de arquitetura.

As fichas de segurança são obrigatórias para os tipos de edifícios classificados na 1ª categoria de risco.

Por sua vez, o projeto de segurança contra incêndio em edifícios (SCIE) é obrigatório para licenciamentos de novas operações urbanísticas em edifícios classificados nas 2ª, 3ª e 4ª categorias de risco.

Os projetos são desenvolvidos por técnicos com formação específica em Segurança Contra Incêndio em Edifícios, com registo na ANPC (Autoridade Nacional de Proteção Civil).

As nossas vantagens

Como nos diferenciamos da concorrência

Projetos entregues na data prevista.

Tratamos de todo o processo.

20 anos de experiencia em projetos de engenharia.

Engenheiros e arquitetos acreditados pela OE, OET e OA.

Projetos de Especialidades de Engenharia

Projetistas de especialidades com vasta experiência em projetos de engenharia civil, mecânica e eletrotécnica.

Serviços

Arquitetura

Engenharia Civil

Engenharia Mecânica

Engenharia Eletrotécnica

Certificação Energética de Edifícios

Consultoria

Newsletter

Assine a nossa newsletter e fique a par ads novidades.

Tem mais questões? Entre em contacto